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segunda-feira, dezembro 09, 2024

Governo autoriza concurso para a Polícia Federal com 192 vagas

 

O governo federal autorizou a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF) com 192 vagas, sendo a maioria destinada ao cargo de agente administrativo.

A autorização foi assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6).

Conforme a portaria, o edital de abertura do concurso deverá ser publicado no prazo máximo de seis meses, a contar da data de autorização.

Além disso, o período entre a publicação do edital e a aplicação da primeira prova será de, no mínimo, dois meses. A portaria não informou os salários e a carga horária para as vagas.

Confira a lista de cargos e vagas:


Agente administrativo: 100 vagas
Assistente social: 13 vagas
Contador: 9 vagas
Enfermeiro: 3 vagas
Médico: 35 vagas
Psicólogo: 6 vagas
Farmacêutico: 2 vagas
Nutricionista: 1 vaga
Estatístico: 4 vagas
Administrador: 6 vagas
Técnico em comunicação social: 3 vagas
Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas


ÚLTIMO CONCURSO

O último concurso da Polícia Federal teve seu edital publicado em novembro de 2013, sendo organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). O processo seletivo foi destinado ao preenchimento de vagas em cargos de nível superior e intermediário do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal.

Cartão Meu INSS Vale+ deve beneficiar mais de 38 milhões de pessoas

 


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Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram o Meu INSS Vale+, um cartão que vai permitir a antecipação de até R$ 150 do benefício e ainda de auxílios permanentes pagos pela instituição. O desconto será feito sem adição de juros e taxas no mês seguinte ao adiantamento.

O cartão Meu INSS Vale+, além de ser físico com chip e senha, visa “cobrir” despesas do dia a dia, como supermercado, farmácia, gás, desde que chegue ao teto de R$ 150. Por se tratar de adiantamento de benefício, a relação comercial será feita diretamente com a instituição financeira, que emitirá o cartão sem custo algum para o beneficiário.

O ministro Carlos Lupi informou que o valor do adiantamento poderá ser reavaliado em 90 dias, prazo necessário para que as instituições financeiras avaliem a procura desse serviço pelos beneficiários.

Para que o programa comece a funcionar, é necessário que as instituições financeiras que desejem oferecer o serviço firmem um Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, que nos próximos dias deverá anunciar as regras para a adesão ao projeto.

A expectativa é que, pelo menos, 38 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Isso ocorre porque o INSS paga 31,7 milhões de aposentadorias e pensões e 6,3 milhões de Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

quarta-feira, novembro 27, 2024

Clientes da Equatorial Maranhão agora podem comunicar uma situação de Risco à Vida e solicitar atendimento emergencial por meio do WhatsApp da Clara

 

A Distribuidora ampliou os serviços da assistente virtual Clara para oferecer mais segurança e comodidade


Os clientes da Equatorial Maranhão já podem registrar situações de risco à vida de forma rápida e prática, por meio da Clara, a assistente virtual da empresa, disponível pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116. Com essa atualização, a Clara agora oferece novos serviços essenciais para facilitar o atendimento e garantir mais agilidade. 

Registro de ocorrências de risco à vida agora pelo WhatsApp - Os clientes poderão informar sobre de fios partidos, fogo na rede, acidentes com postes, árvores caídas e outras situações críticas diretamente pelo chat da Clara. Para isso, basta selecionar a opção “Risco à Vida” no menu inicial e escolher o tipo de ocorrência a ser registrada. 

“O objetivo é garantir que situações de emergência sejam comunicadas rapidamente, com atendimento ágil e eficiente", destacou Francila Soares, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Maranhão. 

A Equatorial Maranhão destaca que o cliente deve informar o número da conta contrato do imóvel mais próximo da ocorrência para gerar um protocolo de acompanhamento e concluir o registro.

Novidades no serviço de Falta de Energia - Outra novidade é a melhoria na comunicação sobre interrupções de energia. Ao informar a falta de energia pelo WhatsApp, o cliente será notificado se a ocorrência é individual ou coletiva – ou seja, se afeta apenas sua unidade consumidora ou um bairro ou região maior. 

Além disso, a Clara fornecerá orientações para testes internos no disjuntor, com imagens ilustrativas, para ajudar o cliente a identificar possíveis problemas internos.

Religação de energia e opções de pagamento facilitadas - A plataforma também foi atualizada para atender solicitações de religação por inadimplência. Agora, além de consultar débitos em aberto, o cliente pode escolher entre diferentes opções de pagamento, como boleto bancário, código de barras ou cartão de crédito. 

Com essas atualizações e melhorias na Clara, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a excelência, preservando o cliente no centro da operação. “Essas mudanças garantem agilidade e segurança no atendimento, aumentando a confiabilidade dos nossos serviços”, completou Francila Soares. 

Confira os serviços disponíveis na Clara 

Com as novas funcionalidades, a Clara oferece uma ampla gama de serviços para garantir comodidade e rapidez: 

- NOVO | Registro de Risco à Vida (fios partidos, fogo na rede, árvores caídas, acidentes com postes e outros); 

- Falta de Energia com NOVAS funcionalidades; 

- Solicitação de religação e opções de pagamento flexíveis; 

- Código de barras para pagamento; 

- Consulta de débitos; 

- Cadastro na Tarifa Social; 

- Emissão de segunda via de fatura; 

- Cadastro para data certa de vencimento; 

- Recebimento de faturas por WhatsApp e e-mail. 

Como acessar os serviços da Clara   - A assistente virtual Clara está disponível 24 horas por dia, proporcionando atendimento simples e instantâneo. Para começar, basta salvar o número (98) 2055-0116 no seu WhatsApp, enviar um “Oi” e seguir as instruções.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

segunda-feira, novembro 18, 2024

Equatorial Maranhão alerta sobre a importância da poda regular de árvores para manter a segurança da rede elétrica

 

Por questão de segurança e para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica

A Equatorial Maranhão, com o intuito de manter o bom desempenho do sistema e de reduzir as ocorrências de falta de energia, reforça as orientações sobre poda de árvores em vias públicas e em terrenos particulares.

Toda manutenção da arborização em áreas urbanas e vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo da prefeitura de cada munícipio, para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica. Por questão de segurança, é necessário sempre fazer a poda, para evitar que os galhos atinjam a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia.

Já em casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário é o responsável pela poda regular, que deve ser feita por empresa especializada ou profissional qualificado. Porém, nas situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza as podas com suas equipes especializas, para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou mesmo acidentes. A empresa executa esse serviço em seu plano de manutenções com o intuito de manter o fornecimento de energia para os clientes e garantir a segurança da população.

Para solicitar o serviço de poda de árvores, que estejam próximas ou em contato com a rede elétrica, o cliente deve acionar a Equatorial, por meio da Central 116. A Equatorial reforça a orientação de que somente profissionais habilitados e autorizados pela Distribuidora devem realizar essa prática. Por isso, é importante que as pessoas jamais tentem podar por conta própria as árvores que estejam próximas ou tocando na rede elétrica.

Alguns cuidados importantes:

* Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda regular em casos de árvores em locais privados. Tal prática é extremamente perigosa e pode resultar em acidentes graves;

* Não realize poda em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore, além do risco de descarga atmosférica;

* Observe a distância da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede;

* Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;

* Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda;

* Em casos de galhos caídos ou apoiados na rede de energia, comunique imediatamente à Equatorial Maranhão, por meio da Central 116.

A segurança é uma das prioridades da Equatorial Maranhão, que ressalta a importância da colaboração entre população e Distribuidora para evitar incidentes e assegurar o fornecimento de energia com qualidade e segurança para todos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

sábado, novembro 16, 2024

Grupo criou site falso da Equatorial e desviava pagamentos de contas de energia, no MA; nove são presos

 

Segundo a Polícia Civil, grupo enganava os consumidores direcionando para um boleto falso. Equatorial é uma das vítimas


A Policia Civil prendeu ao menos nove pessoas em uma operação que visa desarticular um tipo de fraude que estava trazendo prejuízos para a Equatorial, no Maranhão, além dos consumidores de energia elétrica.

A operação, chamada 'Blackout', acontece em Imperatriz, e busca cumprir 14 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, contra pessoas suspeitas de integrarem o grupo criminoso.


O esquema


De acordo com as investigações, o grupo criminoso criou sites falsos que simulavam o pagamento de contas online da Equatorial. Com isso, muitas pessoas acessavam a internet acreditando que estariam pagando as contas de energia, quando na verdade estavam enviando dinheiro para a quadrilha através de um boleto falso.

Há indícios de que muitas pessoas foram prejudicadas com a fraude, inclusive com risco de vida, já que alguns consumidores dependiam da energia elétrica para o funcionamento de equipamentos médicos e medicamentos que precisavam ficar refrigerados em suas residências. No entanto, por causa do pagamento em boleto falso, corriam o risco de terem a energia cortada por dever a Equatorial.



Fonte: G1 Maranhão