Consumidores devem adotar hábitos mais eficientes e evitar o desperdício durante as férias escolares
Com a chegada de julho, além das férias escolares, entrou em vigor a bandeira tarifária vermelha – patamar 1, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Neste período, em que as crianças permanecem mais tempo em casa e utilizam aparelhos como televisores, videogames e eletrônicos para momentos de lazer, o consumo tende a aumentar. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de hábitos conscientes para evitar desperdícios e traz orientações práticas para esse período tão aguardado pelos estudantes.Pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Pais e responsáveis podem começar desligando da tomada os aparelhos que não estão em uso e apagando as luzes ao sair de um ambiente. Ajustar a geladeira para a intensidade mínima e evitar abri-la com frequência também contribui para reduzir o impacto na conta de luz — especialmente agora, com o acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos devido à bandeira vermelha.
"Reforçamos sempre que é possível economizar com mudanças simples no dia a dia ou investindo em aparelhos mais eficientes, como geladeiras, freezers, ar-condicionado e máquinas de lavar com motor inverter. Apesar do custo inicial mais elevado, esses equipamentos proporcionam uma economia significativa ao longo do tempo", destaca Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Férias com economia e conforto
O calor típico do mês também contribui para o aumento no uso de ventiladores, climatizadores e ar-condicionado, especialmente com as crianças dormindo mais tarde ou ficando mais tempo em casa. Além disso, o uso intensificado de videogames e celulares é comum. Uma alternativa saudável — e econômica — é incentivar brincadeiras ao ar livre, manter janelas abertas para ventilação natural e apostar em atividades fora do ambiente digital.
Pensando em ajudar os consumidores a reduzir o consumo e os gastos, a Equatorial Maranhão destaca dicas essenciais:
* Se for viajar, retire os aparelhos da tomada;
* Não deixe celulares carregando a noite toda ou carregadores conectados sem uso;
* Não abra a geladeira repetidamente e evite guardar alimentos ainda quentes;
* Desative a função stand-by dos eletrônicos sempre que possível;
* Evite o chuveiro elétrico, um dos maiores vilões no consumo. Se precisar usá-lo, reduza o tempo de banho;
* No uso do ar-condicionado, mantenha os filtros limpos, utilize o temporizador e ajuste a temperatura para 23°C;
* Acumule uma quantidade maior de roupas antes de usar a máquina de lavar;
* Prefira lâmpadas de LED e mantenha as luzes apagadas durante o dia.
* Essas medidas, além de eficazes no período das férias, podem ser incorporadas à rotina familiar durante o ano inteiro, contribuindo para uma conta de luz mais equilibrada e o uso mais sustentável da energia.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão